O nosso Verão terminou da melhor forma. Com o regresso a casa.
O meu filho, tal como eu era em pequenina, ansiava já pelo seu quarto, pelas suas centenas de carros, pela banheira em que tudo cabe, pela sala desarrumada, pela cozinha onde conhece os armários. O meu filho, mal se apercebeu que já estávamos na nossa cidade, implorava para que nenhum desvio fosse feito àquele que é o caminho para casa. Inevitável não sorrir ao lembrar-me do frio que sentia na barriga até abraçar o meu lar, vinda de férias. Inevitável não sorrir por me reconhecer em tantas coisas de que é feito o Pedro.
O nosso Verão terminou da melhor forma. Com o regresso às rotinas. Mas com um filho mais velho claramente mais crescido, mais responsável, mais cuidadoso, mais cumpridor. A diferença é enorme ao ponto de já me ter saído várias vezes "trocaram-me o menino durante as férias". A diferença é tão grande que mesmo os avós, amigos, conhecidos, educadora o comentam. Sei bem que há dias em que volta a ser o Pedro desafiador, inflexível, teimoso. Mas que o meu menino cresceu, cresceu. E, apesar de insistentemente pedirmos ao tempo para correr devagar, gosto deste crescimento, desta mudança.
Não sei bem a que se deve. Mas gosto de pensar que termos estado juntos, os 4, fez o Pedro perceber que o seu lugar é o mesmo, que tudo o que mudou, mudou para melhor, e, com isso, ganhou mais confiança, mais segurança e mais maturidade.
E, mesmo tendo crescido, ontem, quando adormeceu no meu colo, disse-lhe baixinho, enquanto ele acenava que sim, "caberás sempre no meu colo, meu amor."
:-) Estarmos de férias, com mais tempo e paciência para eles, ajuda a que eles se acalmam e se tornem mais seguros e confiantes. Eu também noto sempre imenso o crescimento do meu filho nas férias.
ResponderEliminar