Sábado fui ao workshop da Mum’s the boss “A arte e a ciência de educar crianças felizes” e adorei. Eu sabia que estava no caminho certo para ser mãe de uma criança feliz, mas o workshop fez-me consolidar ideias e acelerar o passo.
Deixo aqui três das coisas que aprendi e que já comecei a pôr em prática.
-consequência em vez de castigo
O Pedro passou a fase de arremessar objectos para a fase de
os pontapear. Pergunto-me onde vai buscar essas ideias agressivas. Ah, pois, o
menino ainda não tem o cérebro completamente formado (private joke para quem
esteve no workshop). Assim, no Domingo, quando começou a pontapear o móvel da sala enquanto brincava com os carrinhos, expliquei-lhe que isso não se fazia, que com isso estragava o móvel e as sapatilhas e que como ainda não sabia brincar junto ao móvel, teríamos que sair dali. Mudei de divisão, o Pedro chorava, eu voltava a explicar e ele entendia bem, porque quando me dizia que queria ir para a sala e eu dizia “não”, ele terminava com a palavra que usa para dizer “pontapé”. Tentei várias vezes, acreditando que aquele “pontapé” era a promessa de que não o faria. Mas fez, até que parou. Mas eu sei que vai continuar. De todo o modo, acho que a consequência em vez do castigo é mais justa, com mais significado e um óptimo contributo para uma criança feliz (ainda que não pareça no momento em que a usamos).
-o toque no momento da ordem
Sinto muitas vezes que falo para o boneco e agora que são
tantos lá em casa a coisa complica.Experimentei uma só vez no Domingo e fez toda a diferença!
-uma actividade a cada dia, porque o que os pequenos
precisam é de brincar!
Escolhi 7 actividades, excluindo carros e livros porque isso
já faz parte do dia a dia do pequeno sem falhas, uma para cada dia da semana,
por esta ordem: plasticina, bolas de sabão, construções, pintura, dança/música,
máscaras/fantasias e a surpresa (um livro novo, um brinquedo novo, uma
brincadeira nova…). Começaremos hoje e acho que vai ser uma animação, criamos uma
rotina para o Pedro, o que lhe é favorável, segundo os entendidos, e óptimo para
nós, porque temos um guião a seguir.Deixo aqui o quadro que preparei para o efeito, com cores para cada dia da semana, estando à procura de autocolantes representativos de cada actividade para colar no dia respectivo.
Gostei da do cérebro! Essa foi das primeiras a ser contadas cá em casa ;)
ResponderEliminarA ideia de uma actividade para cada dia parece-me interessante e curiosamente enquanto a Magda ia abordando os temas, no sábado, iam surgindo na minha cabeça várias propostas de actividades... vou juntar tudo e ver se sai algo lúdico e pedagógico.
Beijinhos
Ana,
ResponderEliminarfico memso muito contente que tenhas gostado! Muito obrigada pela partilha aqui no teu blogue!!
Um GRANDE beijinho <3
Não conhecia o blog. Gostei muito deste post. Agora vou ver o resto e tentar descobrir que idade tem o teu pequeno.
ResponderEliminarbjinhos