segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os capítulos dos meus amores

Habita a minha sala uma Ginkgo Biloba que já tinha sido moldada em bonsai mesmo antes de eu nascer. Foi a primeira a chegar, mesmo antes de mim e do Miguel, e depois de a conhecer sei que existiu para mim desde sempre, desde cada um dos capítulos dos meus amores.
O primeiro capítulo do meu amor chegou ao cair da noite, num dia de Inverno, quando pude tocar na minha mãe pela primeira vez, experimentar os seus beijos, respirar a ansiedade do meu pai por uma menina, ouvir o que tanto esta família me tem ensinado. Se tivesse uma forma, este capítulo não teria certamente a forma de uma folha da também chamada Nogueira do Japão. Talvez os meus pais a desconhecessem até e, das memórias mais antigas que guardo da minha infância, esse amor estaria desenhado numa rosa amarela.
Seguiram-se outros capítulos do amor: amizades que se entranharam de tal modo que parecem existir desde sempre, como se o mesmo sangue nos corresse pelas veias. Esse amor de irmãs sabe-me a morangos perdidos, a folhas de plátanos, a manjericão, sabe-me a tanto...
Quando guardei definitivamente o amor do Miguel para mim, escolhi uma rosa branca para lhe deixar à porta de casa dos pais, mesmo antes de um beijo ou de um abraço…
Só depois, pouco antes de casarmos, é que me apaixonei pela Ginkgo Biloba. A forma das suas folhas é irrepreensível por se assemelhar a um coração. Depois, por ter sobrevivido às explosões atómicas no Japão, simboliza a paz e a longevidade, a paz que quis para o meu lar, a longevidade que pedi para o meu amor.
Pedi e foi-me concedido.
Desse amor nasceu o meu amor maior, aquele amor que, por tão imenso, não cabe nem nas palavras mais certas, nem nas mais bonitas, nem nas mais poéticas. O amor de uma mãe por um filho.
Há um primeiro capítulo para cada um dos meus amores. Poderiam traduzir-se nas diferentes imagens que descrevi, mas não. Hoje condenso tudo na imagem da minha Ginkgo Biloba.

4 comentários:

  1. Quase que era o 1º a fazer um comentário no teu blog. Uma pequena distracção e a "Beta" passou-me à frente!
    Confesso que nunca segui um blog, mas este meu Amor, será obviamente a grande excepção.
    Ainda te vou ler mais que a Marta! :)

    Beijos grandes cheios de Ginkgo

    ResponderEliminar
  2. E quando não der, meu amor, leio para ti.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Aiiiii...como é bom acordar e sorrir ao ler coisas assim de Amores maiores. Aqui fica mais uma fiel seguidora!!! Beijo enorme com saudades dos três.

    ResponderEliminar
  4. Só mesmo tu e um blog teu para o Miguel perder 35segs :) gosto muito e já fazias cá falta! Lembra-te que a outra ginkgo que vi na vida tinha apenas 400 anos!!! Bom pressagio não ? Beijos com snow

    ResponderEliminar