quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As férias

As férias trouxeram-me más notícias, daquelas que me tornam melhores porque antecipam decisões, me obrigam a estar ainda mais presente, com um abraço pronto, um beijo destinado, as lágrimas de confiança. As férias relembraram-me como tenho amigos especiais, uma amiga que é uma irmã, um marido que é um companheiro. As férias trouxeram-me ainda outras notícias más, a injustiça que nos espreita a todos nós mas o consolo do regresso a casa e da certeza de que tudo será como dantes. As férias fizeram-me voltar a locais de que gosto, agora com um filho que não deixa de calcar com a sua corrida acelerada cada areia da costa alentejana. As férias permitiram- me uma recordação eterna no desenho de uma concha achada a 3 nas areias de Tróia. As férias relembraram-me sabores com alma, peixe e marisco fresco, pizza pazza, gelados do santini, migas e ovos com espargos. A roupa mais justa não me deixa esquecer que as férias me deixaram quilos a mais... As férias fizeram- me revisitar o meu Porto, voltar a lugares da infância e descobrir outros pela primeira vez, mostrar a nossa cidade ao Pedro do cimo da ponte D. Luis e contemplar que temos tanto tão perto. As férias permitiram- me recordações inigualáveis no guincho com os pés na areia fina e numa floresta com os pés no ar, levados os 6 por bolas de sabão. As férias permitiram o reencontro dos dois amigos mais pequenos e a certeza de que são mesmo irmãos porque aos 18 meses só quem se ama como família dança de alegria ou repete o nome vezes sem conta. As férias deram-me a serenidade do Alentejo profundo, o pôr do sol rente a nós, a lua quase cheia em brilho intenso. As férias trouxeram-me o choro mais longo do meu pequeno, a dor que é maior em nós a cada lágrima mas a confirmação de que me comporto como uma mãe deve ser. As férias permitiram- me voltar a falar de mágoas passadas e tentar ser melhor. Outra vez, falar para ser melhor. As férias trouxeram- me expectativas que não se confirmaram. Mas as férias deram- me muitas horas de sono em falta e por isso mais sonhos... 

5 comentários:

  1. Trouxeram muitas coisas más é verdade, mas também momentos que espero que se repitam! As minhas primeiras ferias com o meu afilhado e o relembrar de boas conversas!!! E fotos boas para recordar....Sem falar em grandes hotéis em Marroos!

    ResponderEliminar

  2. um beijo enorme, com carinho.
    gosto tanto, mas tanto de te ler.
    espero que o regresso de férias te/vos traga tudo de bom*

    ResponderEliminar
  3. Um beijinho minha querida!
    E boa rentrée, com tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. O agridoce das férias hoje está mais para o amargo, porque custa mesmo muito voltar ao trabalho, deixar o pequeno, voltar a ter horas, não poder prolongar o mimo da manhã, enfim... Mas tenho a certeza que daqui a uns dias tudo vai estar mais doce, porque aproximam-se decisões, novos começos, novas vidas. Beijos a todas.

    ResponderEliminar
  5. As férias não terminam enquanto houver calor lá fora, enquanto houver festas que acontacem num terraço, enquanto houver planos de pic nics e de praia. fazemos férias no fim de semana?

    ResponderEliminar