terça-feira, 24 de setembro de 2013

A cara de grávida

Tenho tanto para escrever sobre o meu amor mais pequeno, mas por tantas coisas sobre as quais ainda escreverei, quero fazê-lo com tempo e com alma.

Mas não resisto a falar da minha "cara de grávida". Para mim, a cara de grávida é aquela que se instala nos últimos tempos da gravidez, quando o nariz se assemelha ao nariz de um adolescente e a boca a uma adepta do botox labial. Para mim, a cara de grávida é aquela que nos alerta que o parto está mesmo para breve.
Por isso, quando eu estava grávida de poucas semanas, quando a barriga não era de todo visível e quando fisicamente não se notava rigorosamente nada, a não ser um cansaço extremo de que padeci, mas que podia ser bem falta de férias, e alguém da família do meu marido me disse "estás mesmo com cara de grávida", pensei: "só me faltava esta, há gente que só gosta de nos pôr para baixo". Mas só pensei, tendo-me bastado com uma resposta polida "não me parece..."

Ao falar disto às minhas amigas, uma delas disse-me que o comentário podia ser bem intencionado, que podia ter sido no bom sentido, no sentido da beleza das grávidas. Disse que não, cara de grávida é aquela que está bem expressa no dia do parto do Pedro e nos dias seguintes (como é possível!).

Há uns dias, saí de manhã e o Miguel despediu-se dizendo que estava bonita. E sinto-me bem, finalmente, verdadeiramente bem.
Entrei numa loja e a dona, que me conhece bem, elogiou o meu estado. Disse-me algo como "está mesmo bonita, nota-se mesmo na sua cara que está grávida. Está com a chamada cara de grávida".

E foi aí que percebi que o primeiro comentário poderia ter sido efectivamente um elogio. E que tenho que reformular esta imagem da cara de grávida. Pelo menos até chegar às 36 semanas. ;)

3 comentários:

  1. A mim aconteceu-me o contrário. Já com a barriga a não deixar margem para dúvidas, alguém comentou, como se de uma grande falta se tratasse, que eu não tinha cara de grávida. Shame on me. :-) Há quem associe a cara de grávida àquele semblante cansado de enjoos e sono a mais, mas há quem ache que é uma cara radiosa e feliz. Não sei...

    ResponderEliminar
  2. :) imagino que estejas linda!
    imagino-te assim, radiosa e linda na tua cara de grávida.
    tudo a correr muito bem!
    Um beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  3. O meu pai que não é de fazer comentários disse uma vez acerca duma familar que não prezava pela beleza nem sequer elegância : "hoje a (*) estava bonita...parecia gravida..." e não é que estava mesmo???

    ResponderEliminar