quinta-feira, 24 de abril de 2014

Melhor mãe do que nos outros Alentejos

Desde há dois meses que a minha vida é muito mais cor-de-rosa. Com excepção do sofrimento que senti pelo sofrimento do meu pequeno (o que dará outro post), a forma como nos chegou a nossa andorinha, a forma como se adaptou a nós, a forma como voa tranquila, tudo faz da minha vida muito mais cor-de-rosa.
E a isso devo à Ana Miguel, porque nunca conheci um bebé tão doce, tão fácil, tão “sem questões”, mas também a nós, a mim e ao Miguel, que neste “segundo round” soubemos relativizar quando era para relativizar, soubemos rir das adversidades, soubemos gerir prioridades…
Desde o minuto zero da minha pequenina, percebi que seria melhor. Melhor mãe. Reconheci-o na forma como encarei o parto (cesariana), a amamentação, a logística de passarmos a ser 4. E talvez por isso tenha tido alta mais cedo do que o esperado, talvez por isso me tenha sentido sempre tão bem fisicamente, talvez por isso esteja a amamentar em exclusivo mesmo estando a trabalhar há 1 mês, talvez por isso já tenha feito a 4 uma viagem ao Alentejo e a tenha aproveitado ao máximo, com passeios matinais só para ver os campos (e as andorinhas) como nunca tinha visto.
Este “segundo round” está a ser assim, como essa viagem ao Alentejo na Primavera. Repeti caminhos que percorri muitas vezes no Verão, mas desta vez os campos estão verdes, rosa, lilás e amarelo forte. E eu nunca tinha parado tanto tempo só para apreciar a cor dos campos alentejanos, para os reter em mim e na lente da minha câmara fotográfica.
Agora, também eu dou por mim a parar e a reter tudo o que a minha pequenina tem para me dar e o tanto que lhe tenho destinado. A consciência de que estou a viver cada dia pela última vez faz-me assim, mais contemplativa, mais presente e (paradoxalmente) mais serena.
Melhor mãe do que nos outros Alentejos.
E inevitavelmente penso que o meu primeiro amor pequenino sai em desvantagem. Mas depois esse pensamento esvai-se, porque o que importa é que agora sou melhor, pela/para a Ana e pelo/para o Pedro.

 

2 comentários:

  1. Sem duvida que estas diferente e isso até para quem está perto mas a muitos kms nota. Mais calma, mais segura, muito mais descontraída! Mas no meu entender, isso só pode trazer vantagens ao meu Pedro. As andorinhas trouxeram uma Princesa às nossas vidas! Uma primavera eterna ;)

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Ana,
    Não imaginas como este post me diz...
    Não porque tenha um segundo filho (que adorava) mas por ter (quase) a certeza que um dia se tiver outro filho serei uma mãe muito melhor para o A.
    O A foi um bebé, ao contrário da Ana Miguel, cheio de questões, um bebé difícil. E acho que tenho sido uma mãe confusa, uma mãe insegura, uma mãe cheia de dúvidas...
    Acho que nunca aproveitei o meu filho como devia/gostaria...
    E isso pesa-me tanto!

    Um beijo enorme para vocês. Um especial para essa andorinha deliciosa*
    <3

    ResponderEliminar