quinta-feira, 27 de junho de 2013

S. João


O sítio que reservei para as minhas fotografias não é este.
Mas esta fotografia diz (-me) tanto.

O S. João é a minha festa. É a festa da minha cidade do coração. Lembro-me desde sempre do cheiro das sardinhas, do sabor dos pimentos assados, da musicalidade dos martelos na cabeça, da dança das pessoas, num movimento de umas contra as outras. Lembro-me de tudo isto e era ainda pequena. Num tempo em que o meu pai me levava às cavalitas e eu via o Porto, assim, em festa, lá de cima, como quem vai ao miradouro da Vitória e o recebe no peito.
No Domingo de manhã, caminhei durante 4 horas e meia por esta cidade que se preparava, mais uma vez, para tudo isto e lembrei-me dessa minha infância. Lembrei-me de como se é feliz na infância com tão pouco.
À noite, às 00h00, o meu filho, enquanto lançávamos os balões, disse-me mais uma vez como se é feliz na infância.
E em cada balão um desejo. Uma infância.


2 comentários:

  1. Também eu adoro o São João e também eu o pretendi transmitir ao Guilherme. Também nós andamos pela Ribeira, mas da parte da tarde, já sentindo o cheiro de sardinhas (que não como!) e antevendo a maravilhosa noite que se ia certamente por. O Guilherme este ano não vou os balões mas eu lancei-os ao céu e por ele pedi os desejos. Espero para o ano partilhar bailaricos com criaturas às cavalitas, pois isso sim é São João!

    ResponderEliminar