terça-feira, 24 de setembro de 2013

A escola

Já se passaram 22 dias desde o primeiro dia. Desde esse dia em que o Pedro entrou feliz e que desatou a correr e a soluçar quando, 2 horas depois, me viu à porta, por uma minúscula abertura. Já se passaram os dias em que o meu coração era ainda mais pequeno que o buraco da fechadura de qualquer uma das portas da escola. Já se passaram os dias de choro, depois de beicinho, e de um autocontrolo que não sei onde o Pedro foi arranjar para não chorar. Muitas vezes lhe disse que chorar não era "portar mal", muitas vezes lhe disse que a mamã também chora quando está triste, porque ainda me custava mais vê-lo nesse sofrimento silencioso do que na forma expressiva das lágrimas e dos gritos.
Tranquilizaram-me os dias em que o Pedro ia feliz, que me dizia "vamos, mamã, vamos para a minha escolinha", de como evoluiu tanto, mas tanto, na questão da alimentação, como deu bem a volta à questão do dormir, porque o Pedro na escola não dorme, só "descansa no chão" ;)
Serena-me a forma como fala da professora Joana, dizendo-me que ela gosta muito do Pedro. Fico orgulhosa do como fala do seu amigo Diogo, mas também do Vicente, do Afonso Félix que chora muito pela mamã, da Matilde, que "é bonita a todas as horas", da menina que deu chocolates (uma menina que fez anos) mas que não lhe liga, da Daniela, que tem o "cabelo dourado", da "Carrolina"... E tenho que sorrir quando o ouço a cantarolar a toda a hora, quando me diz que comeu "melancia castanha" ou "arroz de pato azul" ou quando sinto que inventa histórias e peripécias para responder às (tantas) perguntas que lhe faço.
Hoje, surpreendentemente, voltou a chorar. E eu até acho que sei o que o fez mudar, mas não esperava ver o meu coração encolher outra vez.

5 comentários:

  1. é tão surpreendente para eles como para nós... e a forma como eles descrevem a escola é absolutamente mágica. estamos todos a crescer e isso é mesmo bom! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto exactamente isso, que também para mim é uma evolução. Um beijinho. Tenho seguido os teus school reports e percebo-te tão bem!

      Eliminar
    2. obrigada! é uma fase mesmo gira não é? é um desafio constante. muitos beijinhos

      Eliminar
  2. "bonita a todas as horas" ADOROOOOOO*

    ResponderEliminar
  3. Espero que corra tudo muito bem para o Pedro!
    Por cá a adaptação tem sido muito difícil...
    Um beijinho*

    ResponderEliminar