quarta-feira, 28 de março de 2012

Coisas que marcaram 2011

Este desafio foi-me lançado duplamente pela Sara do Vestido Preto e pela Princesa do Whatewer tomorrow brings i’ll be there.
Respondo com atraso, porque os dias têm sido cheios…
Há ainda outros desafios a que darei resposta, prometo.

2011 foi o ano das nossas vidas.

Pensei nos factos mais importante desse ano e todos os pensamentos me conduziam ao Pedro, com excepção do nascimento do seu irmão/primo e da morte da sua bisavó.

2011 foi o ano das nossas vidas por causa do Pedro. Tudo parece algo repetitivo, mas é nisto que o amor maior nos foca…

1)21 de Janeiro de 2011
Conclusão do quarto do Pedro. Sabíamos como seriam os móveis, as cores, tínhamos sido nós a escolher as peças mais importantes, mas foi surpreendente o resultado final. Não conheço sítio mais doce, mais sereno, mais inspirador do que o quarto do Pedro. Entrar nele pela primeira vez trouxe-me uma comoção estranha: estava à imagem de quem ainda não conhecia em carne e osso, mas sabia que era um quarto próprio dos sonhos, da fantasia, das histórias de príncipes. E foi isso que a vida nos trouxe: um príncipe, um sonho…

2) 2 de Fevereiro de 2011
Cheguei aos 30 anos gravidíssima. Não podia ter sido melhor.
Na altura escrevi assim:
“São doces os 30 anos. Corre-me açúcar no sangue, sinto mel nos olhares e nos sorrisos, saboreio em contínuo um chocolate que insiste em não derreter… São doces os 30 anos, por aquilo que revelam de um passado de algodão doce, pela plenitude deste presente tão intenso e pela perspectiva de um futuro de novos sabores…”

3) 7 de Março de 2011
O Carnaval mais volumoso de sempre! Máscara perfeita: Obelix!

4) 10 de Março de 2011
Nascimento do Diogo. Tenho um post a 10 de Março de 2012 sobre este dia tão importante. Acrescento ao que já escrevi o telefonema de uma amiga, um telefonema que não esperava, porque nem sequer tínhamos o hábito de conversar ao telefone, e que ainda hoje recordo com grande gratidão. Num dia de tanta felicidade, lembrou-se do Diogo, da Ana e do Pedro, mas lembrou-se também de mim, por saber que também para mim era “o” dia.

5) 14 de Março de 2011
Última (soubemos nós nesse dia) consulta antes do nascimento do Pedro e a notícia, que muito me entristeceu, de que teria que ser por cesariana. “Escolhemos” o dia 16. Rapidamente deixei de pensar na contrariedade do plano B e gozei muito os últimos dois dias de gravidez.

6)16 de Março de 2011
Nascimento do Pedro. A razão de 2011 ser o ano das nossas vidas e o início do resto das nossas vidas.

7) 19 de Março de 2011
O dia do pai com muito mais sentido. O regresso à casa que nos conhecia a 2, mas que agora nos recebia a 3.

8) 7 de Abril de 2011
Sessão fotográfica com a Sónia Brito.
Adoro fotografia, tenho milhares de fotografias do Pedro, mas este trabalho trouxe-me uma visão mais fundamentada da “perfeição” do meu filho.

9)14 de Maio de 2011
Primeiro mergulho do Pedro.Uma das suas actividades preferidas, que experimentou bem cedo, com apenas 2 meses.

10)28 de Dezembro de 2011
Morte da minha avó paterna. Como ninguém devia morrer, sozinha, em casa, sem ninguém por perto, algo que, infelizmente, se repete nos dias de hoje. O que me consola? 5 dias antes, tinha estado lá em casa e senti-a bem, feliz.

6 comentários:

  1. 2011 foi bom, foi para lá de diferente, para lá de surpreendente a cada dia! Já pensaste bem o quanto aprendemos em 2011? Uma loucura!
    E acho bem que reformules um parágrafo ali em cima e tires a excepção do nascimento do Diogo. Quando se pensa num, o outro acaba sempre por vir "por arrasto" no bom sentido, claro!

    ResponderEliminar
  2. Também adoro o trabalho da Sónia!!! Gostei de ler o teu ano de 2011! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. E que doce foi o teu ano de 2011.
    E que ternura lhe sinto...

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito Ana. Muito suave. Palavras cheias de luz.

    ResponderEliminar
  5. Gostei de te ler, como sempre, mas gostei ainda mais de me lembrar tào bem destes dias que descreves, e da partilha de tantos sentimentos vividos.
    Isto de te/vos ter tão perto faz-me sempre esboçar um sorriso :)

    ResponderEliminar