terça-feira, 2 de outubro de 2012

O fim-de-semana

Num preâmbulo a cor-de-rosa. 14 mulheres à volta de uma mesa. Vinho rosé. Limonada para as grávidas. Conversas. Surpresas. Corações. Tantos. O meu coração nas mãos daquelas minhas 13 amigas. As nossas semelhanças, as nossas diferenças, mas o nosso amor tão despreocupado com o que nos separa e tão atento ao que nos aproxima. Últimas fotos. Partidas para o Miguel. Risos, tantos risos.
O jantar só terminou no dia seguinte. Às 4 da manhã, quando as 3 últimas pessoas deixavam a minha casa, não podia imaginar que seria o último vislumbre do Guilherme em modo “enclausurado”. Não podia mesmo.

Fiquei desconfiada com o telefonema e com a mensagem para o Miguel, que ainda dormia, a uma hora pouca própria para quem se deitou tão tarde. Resolvi ligar. Perguntei: “A Andreia está em trabalho de parto?” “Já nasceu”, foi o que me responderam. Como fiquei feliz. Essa felicidade que é maior porque nos chega de surpresa, porque me emociona essa correria pela qual não passei quando o Pedro nasceu.
E 29 de Setembro passou a ser também o dia 1 do Guilherme. Desse meu amor mais novo que esperou pelo pai para nascer, que permitiu que a mãe se lembrasse para sempre que a amizade também se veste de cor-de-rosa pink, esse amor mais novo que nos aproxima a cada dia.

E o fim-de-semana seguiu com mais resoluções, com conversas ao almoço sobre o futuro, com a vontade de mudar, de aprender algo novo.
E ainda com mais festejos. A minha mãe festejou 57 anos novamente com um sorriso. Essa minha mãe que é tão minha. Como me comove o que dá ao meu filho, nessa repetição de transformar uma infância em algo tão doce. Como me serena o olhar do meu pai para a minha mãe, a manifestação daquele amor tão longo ainda que numa frase sem grande importância: “Pedro, vai à avó. Avó que mais parece tua tia…” Como me faz feliz tê-la como mãe e ver como a minha vida e a dela se repetem e se cruzam.  

É de dias assim que a vida se faz. Que venham mais.

4 comentários:


  1. tão bonito Ana!
    gosto tanto da delicadeza, da profundidade das tuas palavras.
    já to dissse, não é? mas gosto de o repetir!
    e ao Guilherme desejo-lhe tudo o que de melhor existe!
    e votos das maioores felicidades para a tua mãe.
    um beijo para vocês*

    ResponderEliminar
  2. Retribuo os vossos corações.
    E, Raquel, obrigada por repetires. Sabe bem sentir que alguém nos lê e que gosta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A ti Ana, que organizaste uma festa "Pink" que acabou por ser a minha despedida de "barriga" só te posso dizer que o teu coração que se tornou meu acompanha-me!
    Sei que as nossas vidas cada dia se tornam mais unidas e que o Guilherme terá em ti um amor verdadeiro, franco e amigo, como deve ser o amor...
    Quanto à correria, foi bom ser de surpesa, mas mais valia ter as malas feitas!!! :)
    Venham mais jantares assim, com amigas, com gargalhadas, com doces, com supresas..E agora até te digo..COM PINK!
    Obrigada *

    ResponderEliminar